Como fazer atualização para o Linux Mint 21

O Linux Mint 21 foi lançado recentemente e a comunidade está impressionada, se você quiser se divertir atualizando o sistema, veja como fazer isso.

Você pode atualizar o Linux Mint 21 do Linux Mint 20.3. Se você estiver usando uma versão mais antiga do Linux Mint, precisará atualizar para 20.3 antes de continuar usando a versão mais recente.

Para atualizar para o Linux Mint 21, você precisa de uma conexão ativa com a Internet, pelo menos 3 GB de espaço livre em disco e um pouco de paciência.

Atualizando para o Linux Mint 21

Passo 1: Instale o Mintupgrade

Esta ferramenta é requerida para realizar a atualização do Linux Mint. Para instalar a ferramenta você deve buscar por “Mint Upgrade” na loja de aplicativos, ou rodar o comando “sudo apt-install mintupgrade” na janela do Terminal. 

Passo 2: Rode o Mint Upgrade

Abre uma nova janela do Terminal e rode o comando “sudo mintupgrade check” para checar qual a última versão lançada. Digite sua senha quando solicitado. Uma janela do assistente de atualização irá abrir. Clique “Vamos Lá” na janela do assistente de atualização para continuar.

O assistente de atualização irá executar uma série de testes para ter certeza de que a atualização é segura. Por padrão, a ferramenta irá avisar você para criar um backup utilizando o Timeshift.

Se você não quiser fazer um backup (ou não pode fazer por falta de espaço em disco) clique no ícone hambúrguer na barra de título da janela, selecione Preferências, e, na seção de “Requerimentos”, deslize o seletor para “Snapshot recente do Timeshift” para desligado.

Clique na seta para voltar para a janela (não no ‘x’) para retornar à janela principal de atualização. Clique em “Checar novamente” para prosseguir.

Quando todos os testes forem executados com sucesso, a ferramenta de upgrade do Mint irá te informar sobre a ‘Fase 2”. Clique “Ok” para continuar.

Passo 4: Revise as mudanças propostas

Uma visão geral dos pacotes a serem atualizados, baixados, instalados e, quando necessário, removidos será apresentada a você. Preste atenção ao tamanho do download e ao espaço necessário. Uma vez que você está feliz em prosseguir clicando ‘OK’.

Passo 5: Inicie a atualização

Clique no botão “OK” na caixa de diálogo da fase 3 para começar a atualizar o Linux Mint 20.3 para 21.

A ferramenta Mint Upgrade baixará todos os pacotes necessários, irá desempacotar e, em seguida, instalá-los.

Esse processo levará algum tempo. Você pode continuar a usar seu computador durante este tempo, mas você pode ter alguns pequenos problemas de desempenho.

Passo 6: Pacotes órfãos limpos

No final do processo de atualização, você pode ver um aviso assustador sobre pacotes órfãos.

Pacotes órfãos são aqueles que você (provavelmente) instalou a partir de um PPA ou outro repositório de terceiros. Também se aplica a aplicativos, ferramentas e bibliotecas disponíveis no repo Linux Mint anterior, mas não mais incluídos nos novos.

Selecione (clicando) todos os pacotes que deseja manter. Os pacotes selecionados serão removidos quando você clicar em ‘Corrigir’.

Passo 7: Reinicialize para terminar!

Reinicie o computador quando solicitado pelo assistente de atualização. Uma vez que seu sistema volte, você pode continuar a fazer login com suas credenciais de conta habituais.

Aproveite para explorar sua atualização do Linux Mint 21!