5 curiosidades incríveis sobre o Ubuntu

O Ubuntu é uma distribuição do sistema operacional para computadores Linux, baseado no Debian. Ele utiliza o Gnome como ambiente de desktop e é um dos sistemas com maior compatibilidade tanto de hardware quanto de software. Por isso, é a distribuição mais indicada para iniciantes. 

A origem da palavra Ubuntu vem de uma filosofia africana que se traduz em “Eu sou porque você é.”, dando um significado de que precisamos uns dos outros. Essa por si só é uma curiosidade. Vamos para a lista de 5 curiosidades incríveis sobre o Ubuntu:

01 – Wikipédia e Ubuntu

Derivative work by PiRSquared17, Rillke, e.a. / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia multilíngue escrito colaborativamente, baseado na web e de licença livre. O projeto está sob a administração da Fundação Wikimedia, que utiliza o Ubuntu Server desde 2008 nos servidores da empresa. A migração se deu por motivos de simplificar a gestão dos então mais de 400 servidores da organização. 

02 – Slogan

O Ubuntu é conhecido pelo slogan oficial “Ubuntu: Linux for human beings”, em tradução livre quer dizer “Ubuntu: Linux para seres humanos”. De tempos em tempos a comunidade de usuários cobra uma substituição. Uma razão para isso é que este slogan implica que usuários de outras distribuições não são seres humanos. 

03 – Sabores Ubuntu

Os sabores Ubuntu oferecem uma maneira única de experimentar o Ubuntu com diferentes opções de aplicativos e configurações padrão. Atualmente existem 8 sabores oficiais do Ubuntu: Kubuntu, Lubuntu, Ubuntu Budgie, Ubuntu Kylin, Ubuntu MATE, Ubuntu Studio, Ubuntu Unity e o Xubuntu. 

04 – Nomes das releases

O nome em inglês que a Canonical deu à versão do Ubuntu deve ser muito estranho e exótico! O modelo utilizado é “O + Adjetivo + Animal”, curiosamente o adjetivo e o nome do animal começam sempre com a mesma letra. 

05 – O fundador

Mark Richard Shuttleworth é um empresário sul-africano que se tornou bilionário depois de vender sua empresa de segurança na Internet Thawte para a milionária Verisign. Shuttleworth fundou a Canonical Ltd e atuou como CEO até dezembro de 2009. Sua fortuna vale US$ 500 milhões. 

Em 2002, ele se tornou o primeiro sul-africano a ir ao espaço, lançando na espaçonave russa TM-34, pagando US$ 20 milhões pela aventura, tornando-se o segundo turista espacial.

Extra – CDs Ubuntu

Jacob Köhler / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 de

Por muitos anos o Ubuntu era distribuído gratuitamente em CDs de instalação do sistema. Qualquer pessoa poderia fazer o pedido de adesivos e de quantos CDs de instalação quisesse. Os discos eram enviados para todos os lugares do planeta. Essa forma de distribuição ajudou o sistema se popularizar na época.

Conclusão

Estas são apenas umas poucas curiosidades sobre o Ubuntu, com certeza existem muito mais. O Ubuntu é um sistema líder em vários aspectos e todos esses anos e a grande comunidade. Podemos esperar muito mais fatos curiosos sobre o sistema ao longo dos anos.