Lançamento do Novo Ubuntu 23.10 “Mantic Minotaur”

Hoje, 12 de outubro de 2023, foi oficialmente lançado o Ubuntu 23.10, apelidado de “Mantic Minotaur”. A novidade foi apresentada pelo canal TicoFanLinux, que fez uma demonstração detalhada da instalação passo a passo desta nova versão do Ubuntu.

Além do Ubuntu 23.10, também foram lançados seus diversos “sabores”, ou seja, variantes do Ubuntu, todos disponíveis juntamente com a versão principal.

Para aqueles que não estão familiarizados, o Ubuntu é uma distribuição Linux derivada do Debian. A instalação do Ubuntu é semelhante à do Windows, e o canal demonstrou como escolher a opção de testar ou instalar o Ubuntu, entrando em modo Live e seguindo com a instalação.

Esta atualização é uma versão de curto prazo, com suporte de aproximadamente 9 meses. No entanto, em abril de 2024, será lançada a versão 24.04, que será de longo prazo e terá 5 anos de suporte, até 2029. Apesar de ser uma versão de curto prazo, o Ubuntu 23.10 é estável e adequado para uso diário.

Dentre as novidades, o Ubuntu 23.10 já vem com o GNOME 45 e suporte ao kernel 6.5. Além disso, traz suporte aos drivers gráficos Mesa 23.2 e aos drivers proprietários da Nvidia.

Durante a instalação, é importante notar que o Ubuntu agora instala por padrão a versão básica, que inclui apenas o navegador da web e utilitários básicos. Para uma instalação completa, que inclui ferramentas de escritório, utilitários, navegador da web e jogos, é necessário escolher a opção correspondente.

O canal TicoFanLinux também destacou o novo instalador do Ubuntu, que traz uma interface renovada e mais intuitiva.

Para mais detalhes e uma visão completa da instalação, você pode assistir ao vídeo completo no canal TicoFanLinux.