O que é Linux e onde é utilizado?

Linux é um sistema operacional de computador. Ele pode já estar instalado em seu computador ou você pode instalá-lo facilmente. A principal diferença entre o Linux e outros sistemas operacionais de computador é que ele é gratuito e é de código aberto para os desenvolvedores trabalharem.

Daí o surgimento de um grande número de sistemas operacionais baseados em Linux, que são chamados de distribuições. Cada um deles contém código linux em seu núcleo ou kernel que adiciona outros recursos específicos para se diferenciar de outras distribuições. O Android que você tem no bolso deve ter o Linux como sua linha principal de código.

Outro destaque das distribuições Linux é a capacidade de modificação. Se você tiver a possibilidade de usar o terminal, ou seja, a pequena tela preta que adiciona código usando a linha de comando, você pode modificar a maior parte do sistema. Claro que você precisa ter algum conhecimento mais avançado, então os desenvolvedores adoram, mas para usuários normais não faz muita diferença.

Todos os fatores que discutimos até agora se unem para fazer do Linux um dos sistemas mais utilizados em servidores e supercomputadores que exigem segurança e estabilidade, outro ponto alto do sistema operacional.

Se o Linux é tão bom quanto eu digo, você deve estar se perguntando por que nem todo mundo o usa? Tenho que ter em mente que a distribuição de alguns anos atrás não era tão intuitiva como é hoje. É preciso conhecer um pouco de código e a linha de comando para instalar o software, o que é um empecilho para a maioria do público.

As distribuições mais populares por aí são muito focadas na usabilidade. O Ubuntu é um dos mais conhecidos e já oferece um grande número de ferramentas instaladas na app store. Isso facilita a vida de todos.

Para quem usa um computador para trabalhar, opções como o Libreoffice substituem o conhecido conjunto de aplicativos de escritório pagos. E outras coisas podem ser feitas pelo próprio Google Chrome ou pela nuvem.

Como começar a utilizar Linux

As duas distribuições Linux mais populares são Ubuntu e Mint, e ambas têm muitas coisas instaladas. Coloque-o, conecte-o, configure-o e você está pronto para ir. Se o seu computador é um pouco lento, Lubuntu, abreviação de Light Ubuntu, é a sua escolha. Elimina as animações de instalação necessárias para que seu PC funcione melhor.

Se você é um programador ou um usuário avançado e quer instalar via linha de código, o archlinux é a escolha mais recomendada para quem quer um linux que dê conta de tudo. Por exemplo, se você gosta da aparência do Mac OS, pode obter algo muito semelhante com o Elementary OS.

Para quem tem filhos pequenos, existe o Endless OS, um software traduzido para o português com mais de 100 aplicativos, a maioria gratuitos. 

De qualquer forma, é mais fácil usar o linux agora, basta instalar e começar. Por ser gratuito, é perfeito para pequenas empresas, as mais simples e até programadores. Enfim, ele poderá fazer tudo o que você faz em outros sistemas de computador.